DO CAFEZAL AO CAFEZINHO

16 de Maio de 2017 // 0 comentários

Hoje eu vou contar para vocês como foi a minha primeira visita a uma fazenda de café, participando do tour do cafezal ao cafezinho. Na verdade esse não foi exatamente o meu primeiro contato com um cafezal, porque quando eu era pequena alguns parentes meus plantavam café. Mas essa foi a minha primeira visita a uma fazenda de café depois de eu ter criado o Cappuccino e Cia.

fazenda de café peneira

A Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, em Itu.

fazenda de café cafezalRecentemente eu conheci a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, que fica em Itu. O lugar é lindo e lá se planta café há algumas décadas. Os pés de café estão com 46 anos.

A proprietária da Fazenda, Bebel Arruda, cresceu vendo seu avô e seu pai plantando, colhendo e torrando café. Depois de tentar empreender em outros ramos, Bebel decidiu seguir os passos de seus ancestrais e produzir café.

Um tempo depois, a pedido de um cliente e amigo, Bebel abriu as porteiras para receber um pequeno grupo que queria conhecer uma fazenda de café. E assim foi surgindo o tour do cafezal ao cafezinho, que já tem mais de 20 anos de existência.

Do cafezal ao cafezinho.

Hoje a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista não só produz café, como recebe grupos para fazer o tour do cafezal ao cafezinho e conhecer as etapas pelas quais o café passa até chegar na nossa xícara.

Ao chegarem, os visitantes são recebidos pela Bebel e sua equipe com muita simpatia e um café da manhã delicioso. Tem pães, frios, bolos, geleia, biscoitos, bolinho de chuva, sucos, café, leite, água. O bolo de limão estava fantástico!

No final do café da manhã a Bebel nos fez uma breve explicação sobre a história do café, como ele chegou ao Brasil, e sobre a história da família dela com o café.

Depois, fomos direcionados para o cafezal, onde pudemos ver os pés de café, conhecer um pouco sobre a plantação, colheita e abanação. A Fazenda só produz grãos arábica e não utiliza agrotóxicos.

TOUR do cafezal ao cafezinho

Também aprendemos com um funcionário da fazenda a fazer a abanação do café na peneira, para tirar as impurezas. Foi bem divertido. Mais umas 50 aulas e eu ficaria craque! rs

do cafezal ao cafezinho abanação

Nós provamos o fruto do café (essa frutinha vermelha) direto do pé. É bem adocicada e não tem gosto nenhum de café. Experiência incrível.

do cafezal ao cafezinho frutos do café

Em seguida, fomos conhecer o processo de lavagem, secagem, beneficiamento, torra e moagem do café. Tudo muito ilustrativo e tendo a oportunidade de colocarmos a mão na massa em algumas etapas. Um passeio e tanto para quem tem vontade de conhecer uma fazenda de café.

do cafezal ao cafezinho

Terminamos o nosso tour vendo o café ser torrado e moído na hora. Para quem quiser, ainda é possível comprar o café fresquinho, moído ou em grãos. Eu comprei dos dois jeitos!!!

do cafezal ao cafezinho

O almoço.

O tour do cafezal ao cafezinho termina com um almoço delicioso. De aperitivo tem caipirinha, torresmo e mandioca servidos na mesa quentinhos. Vocês não imaginam como estava bom gente!do cafezal ao cafezinho

Para o almoço são servidas saladas, arroz, tutu de feijão, quibebe, frango, pernil, couve, farofa. E para fechar com chave de ouro, de sobremesa tem doces caseiros e sorvete de café. Esse sorvete estava sensacional, um dos melhores que já provei.

O restante da tarde é livre. Você pode continuar na fazenda, se quiser.

Cafeteria Gamela, em Itu.

do cafezal ao cafezinhoEu aproveitei a tarde livre para conhecer a cafeteria da Bebel em Itu, chamada Gamela.

Lá é servido o café produzido na Fazenda e algumas gostosuras também, mas eu só provei o espresso porque tinha acabado de almoçar.

A cafeteria também vende o café produzido na fazenda em embalagens para viagem. O cliente pode optar pelo café em grãos ou torrado e moído na hora. Fresquinho!

Cafeteria Gamela: Rua Paula Souza, nº 547, B, Itu/SP.

Fazenda Santo Antônio da Bela Vista: Estr. Mun. Itu 050 – Jacuh, Itu/SP.

Quem tiver interesse em fazer o tour do cafezal ao cafezinho, pode entrar em contato com a Bebel através do e-mail dela (bebelcafe@uol.com.br), ou ainda conhecer a página da Fazenda no Facebook. Se falar que viu essa matéria no meu site ela vai dar 8% de desconto. Aproveitem!
Gostaram da minha primeira coffee trip aqui no site!? Se quiser saber tudo sobre as minhas viagens cafeinadas, clique aqui.
Litiene Andrighetti

Creator e apaixonada por cappuccino.

posts relacionados

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário